Maior evento esportivo do interior do Amazonas.

Os Jogos Estudantis do Alto Solimões – JEAS – tiveram sua abertura neste sábado, 1º de julho, em Benjamin Constant, a 1119 Km de Manaus. Em sua 27ª edição, o JEAS alcança o título de maior evento esportivo do interior do Amazonas, mobilizando cerca de mil atletas. Além de estudantes do município anfitrião, participam estudantes de Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. Com o tema “Unindo o Alto Solimões”, o JEAS 2023 segue até sexta-feira, 07 de julho, com provas e partidas em diversos pontos da cidade.

A programação começou com a apresentação das delegações, que saíram do Bumbódromo e desfilaram até o Ginásio João Correa de Oliveira, principal palco esportivo do evento. A noite de abertura teve direito a atrações culturais, acendimento da pira olímpica e concurso da escolha da Rainha do JEAS. Outra participação destacada  foi a do mascote “Carocinho”, inspirado no Açaí, cujo cocar indígena representa os povos do Alto Solimões. O mascote foi eleito por meio de concurso realizado entre alunos da rede municipal de ensino.

Os Jogos Estudantis do Alto Solimões foram criados há 44 anos por um grupo de cidadãos benjaminenses apaixonados pelo esporte. O objetivo era incentivar a prática de modalidades olímpicas entre os jovens, especialmente o atletismo. A edição atual do JEAS contempla 22 modalidades, incluindo futsal, futebol de campo, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, atletismo de pista e campo, motocross, luta olímpica, jiu jitsu e boxe.

Retomada histórica

Após 16 anos sem serem realizados, os Jogos foram retomados pela atual Gestão Municipal de Benjamin Constant em 2022. Desde então, a Prefeitura tem se dedicado a fortalecer o evento, este que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do esporte na região. O prefeito David Bemerguy destaca a importância desse retorno. “O resgate do JEAS é histórico. Os jogos têm mais de 40 anos de existência. Temos jovens atletas que nunca haviam assistido aos JEAS, mas que hoje estão participando. Há também pessoas que participaram das edições passadas e hoje estão aqui torcendo pelos seus filhos. Tudo isso abrilhanta ainda mais esse evento, que passa de geração para geração”, afirmou David.

Integração regional

O Prefeito garante que o JEAS vai muito além do esporte, sendo também uma oportunidade para fortalecer a integração regional. “A união pelo esporte sempre foi um desejo coletivo de todos os nossos prefeitos. Agora, estamos aqui juntos, nos reorganizando para colocar nossa região no lugar que ela merece. Vamos mostrar que o Alto Solimões é forte, unido e determinado” concluiu David.