RSS Benjamin Constant - AM Notícias de Benjamin Constant/AM Sun, 29 Mar 2020 05:40:56 -0300 Sun, 29 Mar 2020 05:40:56 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://benjaminconstant.am.gov.br/rss Níveis de Gravidade dos Sintomas Wed, 25 Mar 2020 18:19:43 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1055/?niveis-de-gravidade-dos-sintomas.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1055/?niveis-de-gravidade-dos-sintomas.html O que é o novo coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória —a covid-19— pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificada em 2012.

Por que a doença foi batizada de covid-19?

"Co" significa corona, "vi" vem de vírus, e "d" representa "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição, 2019. Esse nome substitui o de 2019-nCoV, decidido provisoriamente após o surgimento da doença respiratória. O novo nome foi escolhido por ser fácil de pronunciar e não ter referência estigmatizante a um país ou a uma população em particular.

Visite o SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE e fique sabendo notícias sobre o Coronavírus.
]]>
Fique Atento Wed, 25 Mar 2020 18:08:17 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1054/?fique-atento.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1054/?fique-atento.html A pandemia do novo coronavírus afetou vários segmentos da sociedade, tendo em vista as restrições que foram impostas não só aos brasileiros, mas a toda a população afetada. Diante dos Decretos Estaduais, Municipais, Medidas Provisórias que saem todos os dias regulamentando novas diretrizes de como lidar com a situação.

FIQUE ATENTO AOS ARTIGOS 268 E 330:

O artigo 268, do Código Penal, que é infringir regras de prevenção ao contágio de doença transmissível”, a pena prevista para esse crime é de detenção de um mês a um ano e multa, e pode ser aumentada em um terço se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Poderá incorrer também no crime de desobediência, do artigo 330 do Código Penal, que é desobedecer ordem legal oriunda de autoridade pública”, a pena aqui , é de detenção de 15 dias a 6 meses e multa.

E não é apenas quem tem sintomas da doença que poderá ser penalizado em caso de descumprimento das regras.

“Como é uma situação excepcional e de interesse público e há uma regulamentação efetiva para que fiquem em quarentena, e cada município e estado vai determinar algum tipo de isolamento mais rigoroso ou não, o fato é que a Polícia Militar pode agir para o fechamento de estabelecimentos. E, em eventual caso de descumprimento, tem o crime de desobediência e o crime do [artigo] 268”.

]]>
Saúde sem Fake News Mon, 23 Mar 2020 18:28:30 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1053/?saude-sem-fake-news.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1053/?saude-sem-fake-news.html Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640 



CLIQUE AQUI!


]]>
Campanha Nacional de Vacinação Mon, 23 Mar 2020 17:32:27 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1052/?campanha-nacional-de-vacinacao.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1052/?campanha-nacional-de-vacinacao.html A Coordenação Municipal do Programa Nacinal de Imunização (PNI), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem informa que a Campanha Nacional contra a influenza começa no Município de Benjmain Constant no dia  25/03/2020 (quarta-feira), enfatizando que nessa primeira fase da Campanha, o grupo prioritário a ser vacinado será somente os idosos, pois o Ministério da Saúde ainda não enviou as doses para o grupo dos profissionais de saúde, conforme nota do Programa Estadual de Imunização nº 44/2020 de 19/03/2020.

CONTAMOS COM A COMPREENSÃO DE TODOS!]]>
Comitê de Prevenção de Combate ao Coronavírus Mon, 23 Mar 2020 17:20:07 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1051/?comite-de-prevencao-de-combate-ao-coronavirus.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1051/?comite-de-prevencao-de-combate-ao-coronavirus.html Fiscalização em tempo real!

O Comitê COVID-19 está efetuando rondas preventivas pelas ruas de Benjamin Constant.



O Comitê COVID-19 com apoio das forças de segurança do município e Polícia Militar, interceptaram uma embarcação que furou a berreira de controle fluvial.

]]>
COMUNICADO Thu, 19 Mar 2020 18:33:26 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?comunicado.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?comunicado.html A PREFEITURA MUNICIPAL DE BENJAMIN CONSTANT INFORMA QUE, ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ CASOS SUSPEITOS DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO MUNICÍPIO.

TODAS AS PESSOAS COM SINAIS CLÍNICOS ESTÃO SENDO ORIENTADAS, AVALIADAS E ACOMPANHADAS PELA SAÚDE MUNICIPAL, SENDO QUE,  NÃO HÁ NENHUM CASO  SUSPEITO DE CORONAVÍRUS.

MANTER A CALMA E EVITAR O COMPARTILHAMENTO DE NOTÍCIAS FALSAS AJUDA BASTANTE, DIVERSAS AÇÕES PREVENTIVAS ESTÃO SENDO POSTAS EM PRÁTICA NO SENTIDO DE EVITAR QUE O CORONAVÍRUS CHEGUE ATÉ NÓS.

UMA DAS MEDIDAS É O MAIOR CONTROLE NO ACESSO DE PSSOAS ORIUNDAS DE PAÍSES VIZINHOS, SUSPENSÃO DAS AULAS EM ESCOLAS PÚBLICAS E ORIENTAÇÃO PARA SUSPENSÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS, SUSPENSÃO DE EVENTOS, QUE PROMOVA AGLOMERAÇÃO SUPERIOR A 30 PESSOAS EM AMBIENTES PÚBLICOS E PRIVADOS, ENTRE OUTRAS AÇÕES.

A PREFEITURA ESTÁ COMPROMETIDA NA PREVENÇÃO E VOCÊ PODE NOS AJUDAR A IMPEDIR A CHEGADA DESSE VIRUS À BENJAMIN CONSTANT.
]]>
Comunicado Thu, 19 Mar 2020 17:43:20 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?comunicado.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?comunicado.html RESOLVEM :

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no País, conforme o disposto no inciso VI do caput do art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, de estrangeiros oriundos dos seguintes países:

I - República Argentina;
II - Estado Plurinacional da Bolívia;
III - República da Colômbia;
IV - República Francesa (Guiana Francesa);
V - República Cooperativa da Guiana;
VI - República do Paraguai;
VII - República do Peru; e
VIII - República do Suriname.

Parágrafo único. Será editada Portaria específica em relação às fronteiras terrestres com a República Oriental do Uruguai.

Art. 2º Fica restringida, pelo prazo de quinze dias, contado da data de publicação desta Portaria, a entrada no País, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros oriundos dos países mencionados no art. 1º.

Parágrafo único. O prazo de que trata o caput poderá ser prorrogado, conforme recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

Art. 3º A restrição de que trata esta Portaria decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2.

Art. 4º A restrição de que trata esta Portaria não se aplica:

I - ao brasileiro, nato ou naturalizado;
II - ao imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro;
III - ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; e
IV - ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro.

Art. 5º A restrição de que trata esta Portaria não impede:

I - o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente;
II - a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais; e
III - o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre.

Art. 6º O descumprimento das medidas disciplinadas nesta Portaria implicará:

I - a responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator; e
II - a deportação imediata do agente infrator e a inabilitação de pedido de refúgio.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

WALTER SOUZA BRAGA NETTO
SERGIO FERNANDO MORO
LUIZ HENRIQUE MANDETTA

]]>
Comunicado Thu, 19 Mar 2020 17:35:16 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?comunicado.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?comunicado.html DECRETA:

Art. 1º. Fica Decretado a SUSPENSÃO em espaço público de todas as atividades e serviços públicos ou privados que envolvam ou reúnam acima de 30 (trinta) pessoas, durante 15 (quinze) dias, em todo o àmbito do Munjcípio de Benjamin Constant/AM, podendo ser prorrogado;

§1º. Ficam suspensos os seguintes serviços e atividades:

I - Aulas presenciais nas escolas municipais publicas e privadas;
II - Atividades desportivas;
III - Espaços públicos;
IV - Academias em geral;
V - Clubes e Danceterias.

§2º. O horário de funcionamento de restaur.antes, bares, lanchonetes e espaços públicos será até as 22h00min, inclusive nos finais de semana.

Art. 2º. Fica proibido o desembarque de pessoas em trânsito, dos barcos, lanchas e demaimeios de transportes fluviais e aéreos, exceto, os conferentes, despachantes e transportadores de cargas e encomendas;

Parágrafo único - Só será permitido o desembarque de pessoas que pennanecerão na cidadecom aferição da temperatura corporal e que não apresente nenhum sintoma virai:

I - O monitoramento dos desembarcados é obrigatório, durante l5 (quinze) dias e será feito pela Vigilância Sanitária do Município, com parcerias com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Policia Militar.

Art. . Os serviços administrativos das Secretarias, Setores, Departamentos Coordenadorias, funcionarão internamente, sem atendimento ao público, exceções feitas à UBS ' s E Hospital, serviços de limpeza pública, Protocolo da Prefeitura Municipal e Segurança Pública Municipal, que terão seus horários de atendimento normal;

Art. 4°. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BENJAMIN CONSTANT/AM Em, 18 de março de 2020.

]]>
Transporte Escolar Thu, 19 Mar 2020 12:45:53 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?transporte-escolar.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?transporte-escolar.html A Prefeitura Municipal de Benjamin Constant mantém transporte terrestre e fluvial seguro e gratuito para quatro (4) grupos conseguindo assim beneficiar cerca de três (3) mil pessoas por dia, sendo eles: profissionais de educação da rede municipal, estudantes da rede municipal de ensino estudantes da Universidade do Estado do Amazonas  (UEA-TBT) que morem em Benjamin Constant e alunos do Instituto Federal de Ensino (IFAM-TBT) que morem em Benjamin Constant, o transporte é gratuito proporcionando conforto para os profissionais da rede municipal e também para os estudantes sendo um alivio financeiro para todos os beneficiados.

Prefeito David Bemerguy, “decidi isso, estamos fazendo isso, apesar de não ser uma obrigação e um dever nosso, fazemos isso pelos nossos jovens acadêmicos.”

Os profissionais da rede municipal de educação também têm a sua disposição para seu deslocamento cerca de 80 veículos como: ônibus, canoas, voadeiras e barcos para os transportá-los gratuitamente, alguns saem pela manhã e retornam ao meio-dia, outros trabalham dois turnos e voltam no fim da tarde um terceiro grupo sai ao amanhecer das segundas-feiras e retornam nas sextas-feiras no período da tarde e conseguem aproveitar o final de semana com seus familiares.

Prefeito David Bemerguy, “nosso governo é sensível, resolutivo, e tem compromisso com o cidadão e com a educação não é diferente, a educação é prioridade, a valorização dos professores é a nossa meta é o nosso grande marco do nosso governo.”
]]>
Ação de Orientação Sobre Medidas de Prevenção para COVID-19 Wed, 18 Mar 2020 13:01:05 -0300 https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?acao-de-orientacao-sobre-medidas-de-prevencao-para-covid-19.html https://benjaminconstant.am.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?acao-de-orientacao-sobre-medidas-de-prevencao-para-covid-19.html

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.



]]>