Está sendo executado no munícipio de Benjamin Constant a Ação do Projeto APELI-FUHAM (Fundação ALFREDO da MATTA) que visa a Eliminação da Hanseníase no município. O projeto aborda a importância de combate e prevenção á hanseníase.

Com intuito de reduzir a carga da doença, no estado do amazonas.

Para que o desafio de minimizar a hanseníase seja cumprido, o projeto Apeli enviou ao Municipio uma equipe capacitada para diagnosticar e tratar a doença, bem como levar atendimento psicológico, farmacêutico, enfermagem, médico, assistentes sociais, fisioterápico e laboratoriais, com consultas e encaminhamentos gerais em dermatologia sanitária, bem como a capacitação de equipes de profissionais locais do município que está recebendo a ação do projeto.

As ações estão sendo executado simultaneamente na zona urbana e zona rural do município, atendendo tanto as comunidades indigenas e não indigenas atendendo principalmente os alunos da rede pública municipal de ensino.

As atividades  previstas no projeto: busca ativa de casos com exame de pele na população, exames de contatos dos casos dos últimos cinco ou dez anos e dos novos casos diagnosticados, avaliação de incapacidades, exames de caso de alta, tratamento dos casos, e realização de exames laboratoriais, quando necessário.

A busca ativa e precosse de casos novos de hanseniase para controle e monitoramento de casos, aliados ao inicio do tratamento imediato (evitando também a disseminação de casos e as incapacidades fisicas nos pacientes) são algumas das estratégias que visam promover a eliminação da doença, reduzindo ainda mais a carga da endemia, especialmente em menores de 15 anos.

Para que estas ações estejam acontecendo o projeto APELI estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Saúde e DSEI - Sesai (Alto Solimões), onde esta iniciativa se fortalece com estrategias propostas para a coordenação Municipal do Programa de Hanseníase, que atua no controle de todas as doenças dermatológicas principalmente a Hanseníase.

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Data de publicação: 08/07/2022