O prefeito de Benjamin Constant (AM), David Bemerguy, assinou termo de cooperação com o INCRA para viabilizar o atendimento aos assentados do município. Em julho desse ano, o Instituto encerrou os atendimentos presenciais na cidade. Com a assinatura do termo, que aconteceu na Superintendência do INCRA em Manaus, a Prefeitura poderá dar suporte aos moradores dos três assentamentos existentes em Benjamin Constant

De acordo com David Bemerguy, uma equipe da Secretaria de Produção já está sendo capacitada para atuar na regularização de terras e documentação de títulos definitivos. “Também vamos prestar atendimento em várias outras atividades, como o fomento, financiamento de casas, empreendedorismo da mulher e das famílias”, afirmou.

O prédio onde funcionava o INCRA, no centro de Benjamin Constant, pertence ao município. Com a interrupção dos atendimentos, os servidores federais estavam apenas cuidando do patrimônio. A previsão é de que o INCRA deva repassar ao Município alguns bens e móveis que sejam úteis para a prestação de serviços.

O Prefeito defende que o atendimento por parte do município será benéfico para os assentados. “Nós vamos acabar prestando um serviço mais eficiente, por que estaremos lidando diretamente com o INCRA, através das redes de comunicação. Nós já temos um setor definido, próprio para dar assistência para todo o pessoal dos assentamentos. Seguiremos capacitando nossa equipe junto ao INCRA, para poder cuidar melhor dos agricultores benjaminenses”, finalizou.

Fonte: Márcio Biriato

Data de publicação: 23/09/2021