Benjamin Constant é o primeiro município do Amazonas a vacinar idosos a partir de 60 anos com a dose de reforço contra a Covid-19

Benjamin Constant, a 1119 quilômetros de Manaus, é o primeiro município do Amazonas a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 na faixa etária a partir de 60 anos. Na sexta-feira(24), os idosos receberam o reforço do imunizante em todas as cinco Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. A campanha é para os que haviam tomado a primeira dose em janeiro, fevereiro ou março. As equipes da Prefeitura, através do PNI Municipal, estão aplicando a vacina da Pfizer, comprovadamente eficaz para esse tipo de reforço.

O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB), atribui o reforço adiantado à eficiência da equipe de saúde municipal. “Nós continuamos avançando na vacinação, seja de 12 a 17 anos, nos maiores de 18, e agora no reforço dos idosos. Essa terceira dose foi autorizada pelo Ministério da Saúde e Benjamin Constant, mais uma vez, sai na frente. Isso é graças ao nosso planejamento, organização da equipe e, acima de tudo, nosso comprometimento em combater à Covid-19”, afirmou.

Conforme a coordenadora do PNI Municipal, Sandy Graça, a imunização avançada é fruto do trabalho que começou em janeiro desse ano. “Seguimos nosso plano municipal e, já no início da campanha, conseguimos antecipar as faixas etárias e vacinar todos os maiores de 60 anos. Hoje, todos eles já se encontram aptos a receber essa dose de reforço” destaca Sandy. De acordo com ela, os estoques do imunizante da Pfizer também serão suficientes para atender os adolescentes do município, já que é a única vacina certificada para essa faixa etária no Brasil. “Estamos com mais de 80% dos jovens e adolescentes, de 12 a 17 anos, imunizados com a primeira dose. O estoque atual dá para concluir essa etapa e também para o reforço dos idosos”, finalizou.

Benjamin Constant já tem mais de 39.500 aplicações de imunizantes contra a Covid-19, entre primeira, segunda e dose única.  O município vem realizando campanhas semanais de imunização, destinadas a jovens, adolescentes, pessoas que ainda não tomaram a vacina e os que estão com a segunda dose agendada. As equipes da Prefeitura também realizam um trabalho permanente de busca ativa, de casa em casa, para viabilizar a vacinação de todos remanescentes. Já na segunda-feira, uma parte do PNI Municipal seguirá na zona urbana, em busca de todos idosos que, por algum motivo, ficaram com a terceira dose pendente. Outra equipe vai percorrer as comunidades do interior do município para aplicar o imunizante na população ribeirinha.

Fonte: Márcio Biriato

Data de publicação: 24/09/2021