A Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretária Municipal de Saúde e Coordenação Municipal do Programa Saúde da Mulher está realizando a campanha Março Lilás.

Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é o objetivo da campanha Março Lilás, mês alusivo ao combate a esse tipo de doença e uma iniciativa apoiada pela prefeitura Municipal de Benjamin Constant e Secretaria de Saúde de Benjamin Constant.

Ao longo deste mês, as unidades de saúde de BC estarão com portas abertas para o exame preventivo a esse tipo de câncer. O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

MARÇO LILÁS – Não se sabe com definição quando começou a campanha do Março Lilás. No entanto, sabe-se que há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.

Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 11/03/2020