Na manhã de segunda-feira, 07 de junho, a Administração Municipal deu início à campanha de Combate ao Trabalho Infantil em Benjamin Constant.

O evento aconteceu na Biblioteca Pública, e reuniu representantes de todos os segmentos envolvidos com a causa. O próximo sábado, 12 de Junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está à frente da Campanha. A titular da pasta, Jhonah Melly, afirma que há uma grande mobilização dos profissionais envolvidos. “Toda a equipe está passando por capacitações. Estamos comprometidos com a continuidade da campanha, durante todo o mês de junho”, destaca

De acordo com a secretária municipal de educação, Antônia Rodrigues, a escola têm um papel fundamental nessa questão. “Os professores conseguem identificar os casos de vulnerabilidade e exploração que as crianças vivenciam e, dentre eles, a exploração do trabalho infantil”, afirma Antônia.

O presidente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jerimar Bentes, conta que será criado um fluxo de atendimento na conclusão da programação. Segundo ele, o objetivo é unificar as ações que já existem em Benjamin. “O fluxo vai ser isso: eu saber para onde encaminhar uma criança. Quando ela chegar a um determinado ponto, terá o atendimento necessário para a resolução do seu problema”, conclui Jerimar.

A agenda desse ano inclui capacitações de agentes indígenas de saúde e agentes comunitários de saúde. As famílias com casos de trabalho infantil receberão orientações, através de reuniões e atividades em grupo. Também será realizado um ciclo de palestras com professores e profissionais de segurança. A programação vai até o dia 28 de junho, nas zonas urbana e rural de Benjamin Constant.

Data de publicação: 07/06/2021