Prefeitura Municipal

Benjamin Constant-AM







Prefeitura leva ações de saúde aos comunitários de Prosperidade II Enviar por e-mail  Imprimir esta notícia Receber por RSS
23/03/2015 19:02:50


Veja as fotos

Prosperidade II, Benjamin Constant (AM) — A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Benjamin Constant iniciou nesta segunda-feira (23/03) a campanha de vacinação de HPV para meninas adolescentes na área rural do município. A primeira comunidade foi Prosperidade II, distante 53,6 km da sede urbana do município. Além da vacinação a equipe formada por nove profissionais em saúde atualizaram imunização das crianças e realizaram dezenas de consultas médicas. A vacinação e assistência à saúde faz parte do cronograma estabelecido pela Semsa para atender a população ribeirinha.

A equipe formada por um médico, uma enfermeira, quatro técnicos em enfermagem e três agentes de saúde chegaram à comunidade por volta das dez horas. Durante seis horas, a equipe aplicou vacinas HPV nas adolescentes, atualizou a imunização nas crianças e realizou consultas médicas aos moradores.
Foi a oportunidade para várias mães colocarem em dia a vacinação das crianças. Muitas delas só haviam tomado vacinas logo após ao nascimento ainda no Hospital Geral de Benjamin Constant.

Foi o caso do bebê Luisa Curico Apaguano com dez meses de idade. Ela só havia tomado vacinas ainda no hospital. A técnica em enfermagem Linéia Graça foi obrigada a ministrar cinco vacinas em Luisa. Segundo a mãe do bebê Kelly Tananta Apaguano, o atraso no cumprimento do calendário de vacinação da filha se deve ao fato de nas duas vezes que esteve em Benjamin Constant não conseguiu vacinar a menina deixando-a desprotegida.

Situação idêntica foi de Talicia Guimarães com dois meses de idade que precisou receber quatro vacinas, assim como Gabriela da Silva Souza, com oito meses de idade.
A mãe de Gabriela, Elza da Silva Souza, 38, justificou o atraso na vacinação da filha por falta de condições para deslocamento até a sede do município. “Lá em Feijoal levei duas vezes e não tinha vacina. Só nos atendem após atenderem os tikunas”, afirmou se referindo ao Distrito Sanitário Especial Indígena.

Para o secretário municipal de Saúde, Walmir Lima, a campanha inicialmente é a vacinação das adolescentes contra o HPV, mas a secretaria por orientação da prefeita Iracema Maia ampliou o atendimento.

“Estamos vacinando contra o HPV e decidimos regularizar a vacinação das crianças e proporcionar consultas para a comunidade com a entrega de medicamentos. Assim conseguimos levar o atendimento à saúde para a zona rural”, afirmou.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Prefeitura leva ações de saúde aos comunitários de Prosperidade II - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
 22/04/15 - Famílias desalojadas pela cheia recebem atendimento médico
 19/04/15 - Moradores de Porto Cordeirinho agora possuem módulo esportivo
 18/04/15 - Famílias desalojadas pela cheia recebem auxílio em B. Constant
 17/04/15 - Calha Norte fiscaliza obra do Centro de Convivência da Família
 16/04/15 - Prefeita inspeciona obras e visita famílias desalojadas
 ARQUIVO - Acesse todas as notícias


Benjamin Constant,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Qual a sua opnião sobre o novo site?
Excelente
Ótima
Boa
Regular
Pode Melhorar

Veja o resultado